Toda operação logística bem sucedida deve começar em algum lugar. E é essa primeira etapa de um processo de entrega de mercadorias que chamamos de primeira milha.
Ela nada mais é do que uma série de operações que começam logo após o recebimento dos pedidos, terminando quando esses são totalmente carregados no veículo que fará a entrega ao cliente final.
Além do cliente final, também pode ser considerada parte da primeira milha logística quando a carga é transportada a pontos intermediários da rota de entrega, como um centro de distribuição.
Entendendo a primeira milha
Mas, afinal, por que ela é tão importante? A resposta para essa pergunta é bem simples, pois se algo der errado logo no início de sua entrega, vai ser muito difícil contornar essa situação, mesmo que se otimizem outras etapas de sua logística.
Começando justamente depois de entrar um pedido no sistema, suas entregas costumam ser realizadas em paletes ou grandes agrupamentos de produtos, facilitando o seu transporte.
Além disso, há diversas outras operações de armazém que fazem parte da primeira milha e influenciam diretamente em seus resultados e na satisfação de seu cliente final, sendo fundamentais para a fidelização desse e para o marketing mais efetivo do mundo: a recomendação boca a boca.
E que operações são essas?
- Picking: preparação dos produtos de forma rápida e segura para envio à área de consolidação e/ou expedição no menor tempo possível.
- Consolidação e embalagem: é quando há verificação e embalamento do produto, transferindo-o para a área de expedição com sua documentação.
- Expedição e carregamento no caminhão de transporte: com o pedido pronto e os documentos em mãos, o caminhão de transporte é carregado e deixará o armazém rumo ao seu destino, com segurança e em tempo hábil.
- Transporte para pontos intermediários da cadeia: levar os produtos para centros de armazenamento, transit points e outros também é considerado parte da primeira milha, como uma etapa preliminar antes de ser feita a entrega ao cliente final.
Última milha
Mas se existe a primeira milha logística, existe uma última milha logística?
Sim, a última milha é a terceira etapa de uma entrega, quando o produto será recebido diretamente pelo cliente final, ou seja, o consumidor, e será finalizado todo esse processo, podendo-se medir a performance das entregas e avaliar se o que foi previsto foi concluído.
E o que pode ser feito para melhorar a primeira milha de minhas operações?
Para ter um bom processo em sua primeira milha logística, você terá de acompanhar de perto todas as etapas citadas neste post e o seu funcionamento, garantindo que nenhum processo seja ignorado, pulado e que seus colaboradores estão seguindo à risca as instruções fornecidas no picking, expedição, etc.
Para isso, uma opção é entrar em contato com uma empresa especializada, como a Senhora da Penha, que possui todas as soluções logísticas para armazenagem e transporte de seus produtos em todo o território nacional, além de também realizar serviços aduaneiros.