Montar um negócio próprio é sempre desafiador, principalmente para quem está começando agora. Perguntas como “onde colocar o produto?”, “como armazenar?” e “como entregar?” acabam se tornando rotineiras e podem deixar o recém-empreendedor verdadeiramente com dores de cabeça.

Entretanto, existe uma modalidade de logística que tem ganhado cada dia mais popularidade e visibilidade e pode ser a solução para a sua empresa. Trata-se do Dropshipping.

Dropshipping é uma técnica utilizada principalmente no e-commerce ou marketplace, onde deixamos a logística e a estocagem do seu produto sob cuidados de terceiros estratégicos. Isto é, você coloca seu produto à venda e, assim que ele for comprado, sua loja vai enviar a ordem de venda para o fornecedor, que vai entregar o produto ao cliente final sob o nome da sua empresa.

Dessa forma, não é necessário manter estoque, galpão. Esse processo de venda sem estoque é realizado através de um acordo inicial entre o varejista e o atacadista, que é o responsável por todo o processo logístico (armazenamento, envio, etc.). Empresas como a Amazon, Mercado Livre, eBay e Americanas utilizam o Dropshipping diariamente. Mas ele também é utilizado por empresas menores e autônomas, inclusive internacionalmente.

Mais benefícios: esta modalidade pode potencializar seu negócio em até 50%, dependendo do setor. Além disso, traz um maior conforto, pois você pode dedicar-se integralmente ao processo de venda. Também exige um menor investimento, pois não gera despesas com pessoal, imobilização de capital, nem localidades e tem maior flexibilidade, podendo trocar com facilidade o produto ou adicionar outros de acordo com as tendências do mercado.

O objetivo é manter o fluxo adequado de entrega do produto, desde quando o cliente o compra no e-commerce até o seu recebimento, no destino final.


E se você quiser conhecer mais as atividades de uma empresa de logística bem sucedida no mercado, mantenha-se atento a este blog. A Senhora da Penha Logística tem muito a oferecer a você e a seu produto!